Sabemos que o mofo causa alergia, provocando um incômodo indesejável no trato respiratório das pessoas que entram em contato com os microrganismos que provocam esse mal-estar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevenção é a melhor maneira de evitar o seu surgimento, as infecções e o adoecimento por parte daqueles que se expõem à contaminação:
“A exposição a mofo pode ocorrer por ingestão, mas também por via inalatória de ar contaminado e contato dérmico com superfícies nas quais eles estão depositados.” Saiba mais.
Nesse sentido, cuidar das roupas para minimizar o aparecimento do mofo faz parte da prevenção. Essa é a maneira que você tem de se salvar de tudo o que há de ruim ocasionado pelo mofo. Mas… E se a sua roupa já estiver manchada? Como salvá-la das manchas de mofo branco? É sobre isso que vamos falar a seguir.
O QUE TIRA MOFO DE TECIDO
Diferentemente de outros tipos de mancha, aquelas ocasionadas pelo mofo branco exigem o uso de álcool líquido, limão, ou de produtos de limpeza pesada.
Para cada situação, um método pode ser mais ou menos eficaz. Só não vale arriscar deixar o mofo dentro do guarda roupas virar mofo no pulmão, que é o que acontece com quem não cuida bem da limpeza e da conservação dos ambientes da casa no período de grande umidade.
A cor da peça de roupa, o tipo de tecido, os materiais de limpeza que você tem em casa variam o modo como você consegue se livrar das manchas de mofo impregnadas nas roupas.
MOFO E BICARBONATO DE SÓDIO
As manchas de mofo mais resistentes escurecem a peça. Nesses casos, o uso de bicarbonato é mais recomendado.
A depender do tamanho da mancha e da roupa, a quantidade da solução abaixo pode variar.
O padrão é: 1 litro de água morna para uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
Você deve deixar a peça de roupa imersa na solução por meia hora. Depois, você a retira e pode completar a lavagem na loja mais próxima da Lavanderia 60 minutos. É bem fácil, né?!
MOFO E ALVEJANTES, COM OU SEM CLORO
Se a sua roupa é colorida, CUIDADO: vovó já nos ensinou que não se pode usar água sanitária na lavagem. Mesmo que você esteja incomodado com o cheiro e a aparência do mofo, não é recomendado o uso de alvejante, a menos que seja sem cloro.
Por outro lado, o que tira o mofo da roupa branca com maior eficácia são os alvejantes.
O padrão é: meia xícara de alvejante para 4 litros de água em um recipiente.
O tempo de molho não deve ultrapassar 30 minutos. Logo em seguida, sua roupa estará pronta para completar o ciclo de lavagem numa Loja da Lavanderia 60 Minutos mais próxima.
MOFO E SUCO DE LIMÃO
Uma solução caseira interessante para quem não tem alvejante disponível: suco de limão e sal para evitar que o mofo na madeira, ou o mofo na parede acabe também com suas roupas.
É bom ter cuidado com o manuseio do limão e com os raios ultravioleta, que ficam ativados e podem provocar queimaduras na pele. O suco de limão deve ser adicionado de sal, até formar uma pasta. Depois, essa mistura deve ser colocada sobre a área da mancha na roupa e, em seguida, deve ser levada ao sol.
Quando secar, pronto: você já pode levar até uma Loja da Lavanderia 60 minutos pra completar a limpeza e dar um cheirinho super agradável àquela peça antes malcheirosa e marcada pelo mofo.
MOFO E LEITE
Os tecidos mais delicados reclamam soluções mais bem pensadas se o assunto é o que tira mofo de roupa branca e o que tira mofo de roupa colorida. A propriedade alcalinizante do leite pode impactar no clareamento da mancha, em pouco tempo de exposição. A temperatura do líquido deve estar morna.
O padrão é: embeber o tecido mais delicado com leite e aguardar a magia acontecer. Logo depois, é só procurar a Lavanderia 60 minutos mais próxima e finalizar o ciclo de lavagem, para, ao final, sair de lá com as roupas limpinhas, cheirosas e livres do mofo.
MOFO E VODKA
Essa interação improvável pode evitar muitos espirros e processos alérgicos em quem veste roupas com cheiro de mofo. A vodka, uma bebida destilada que é muito festejada no mundo todo, pode banir o cheiro desagradável de mofo presente em peças de roupa sim. E a razão é simples: essa bebida, em seu processo de destilação, não agrega aroma que não seja o álcool. Vem daí o poder neutralizante de odores fortes inerente à Vodka.
O padrão é: borrifar vodka sobre a roupa estendida, ao sol, e aguardar a mágica acontecer.
A interação entre o sol e a vodka fará com o cheiro de mofo abandone sua peça de roupa. Caberá a você otimizar o cuidado, dirigindo-se a uma Loja da Lavanderia 60 minutos mais próxima.
MOFO E VINAGRE
O vinagre é poderoso e tem múltiplas funções. As que se destacam são: temperar saladas, abrir as cutículas das carnes em cocção, e, também, resolver problemas com o mofo nas roupas.
Sua função adstringente, aliada ao PH ácido, destrói o bolor (outro nome para o mofo) de suas roupas. Se o tecido é de cor escura, melhor ainda, pois você não precisa se preocupar com manchas derivadas da exposição a alvejantes com cloro ativo.
O padrão é: meia xícara de vinagre branco para 2 litros de água em um recipiente. Uma hora depois, você retira a peça da solução e vai até uma Lavanderia 60 minutos, porque, aí, o cuidado é com a gente e nosso sistema self-service de qualidade, que deixa, ao final do ciclo, sua roupa limpa e cheirosa.
Recomendações de cuidados e conservação na hora de utilizar a Lavanderia 60 Minutos
Sempre nos preocupamos com a qualidade na hora de lavar e secar roupas para garantir que suas roupas fiquem limpas, secas, macias e cheirosas em até 60 minutos.
Para isto, vamos te dar algumas recomendações para o seu processo de lavar e secar ser super eficaz:
- Utilize o cesto-medida da loja de maneira correta: média 20 peças de uso pessoal (calça, camisa, bermuda…). Se forem lençóis, edredons ou toalhas caberá um pouco menos. Sempre obedecendo a capacidade do cesto-medida.
- Lembre-se: Em nossa lavagem já está incluso sabão e amaciante Omo e Comfort concentrados. Você não precisa se preocupar em trazer para iniciar sua lavagem.
- Na hora da secagem, estabeleça uma temperatura e verifique as roupas a cada 15 minutos na secadora.
- Nunca ultrapasse o limite do cesto-medida. Suas peças podem não ter uma lavagem desejada.
Se você chegou até o final desse conteúdo e gostou do que aprendeu por aqui. Compartilhe com seus amigos e acompanhe nossas redes sociais!