Como a ideia de dois jovens se tornou uma franquia de sucesso
A comemoração dos 7 anos da Lavanderia 60 Minutos continua. Nós vamos contar um pouco da nossa história. Será um resumo, pois foram vários os desafios enfrentados e os marcos conquistados pela nossa equipe.
No post de hoje, vamos falar sobre a ideia inicial e os primeiros obstáculos encontrados pelos sócios fundadores. Foi uma jornada, que culminou nessa grande franquia de sucesso, se tornando a maior rede de lavanderia self-service da América Latina e que continua crescendo.
A ideia
A história da Lavanderia 60 Minutos é sobre ter coragem. É um exemplo de como o empreendedorismo é desafiador, mas também como você pode colher os frutos do seu trabalho. Sobre perceber as falhas do mercado e transformar num modelo de negócio que hoje beneficia milhares de pessoas em todo o Brasil.
Isaelson desde criança tinha o espírito empreendedor. Há várias histórias em sua vida sobre como ele desenvolveu pequenos empreendimentos. Até que um dia ele resolveu partir para passos maiores: abrir um negócio inovador e que ajuda milhares de pessoas a ficarem com as roupas limpas, secas e com um cheiro maravilhoso, em pouquíssimo tempo.
Em 2015, era professor em uma universidade particular em João Pessoa, dava muitas aulas e chegava muito cansado em casa, não tinha tempo para lavar as suas roupas e foi aí que lembrou das facilidades que tinha quando morava nos Estados Unidos. Na época, ele usava o serviço de uma lavanderia self-service.
Hairon era estudante de engenharia e fazia um curso de designer gráfico, seus conhecimentos na área foram importantes para a criação da identidade visual da Lavanderia 60 Minutos e na construção das estratégias de marketing nas redes sociais.
Isaelson levou a proposta até Hairon, que adorou a ideia. Ele percebia como Isaelson desenvolvia seus negócios e já tinha interesse em empreender. Viu um ótimo desafio e resolveu embarcar nessa jornada. Nascia a primeira lavanderia self-service da rede.
A primeira loja
Formada a parceria perfeita, um tinha conhecimento de administração de empresa e o outro conhecimentos na área do marketing e de conteúdo. Elaboraram a ideia e começaram a pesquisar sobre como era feito no exterior para trazer a mesma experiência para os clientes.
Resolveram alugar uma loja em João Pessoa (PB), onde moravam, o bairro escolhido foi o Bancários, conhecido por ter um grande número de universitários, que iriam cedo ou tarde precisar dos serviços da Lavanderia.
Primeiro desafio
Não contavam com a greve na faculdade, alguns estudantes voltaram para as suas cidades, reduzindo drasticamente o fluxo. Medidas tiveram que ser tomadas e após conversarem bastante, criaram uma ação de divulgação dos serviços, para que mais pessoas conhecessem a lavanderia.
Contou com a ajuda da rede social, na época o Facebook estava em alta, então exploraram o meio digital, encontrando influencers e trabalhando para gerar fluxo para a loja. Fizeram cursos para se especializarem em como trabalhar o marketing digital para atrair mais clientes.
Além da internet, foram para as ruas, lutando para manter o seu espaço aberto. Alugaram um carro de som e eles mesmo dirigiam e faziam a divulgação. Foi quando a cidade entendeu como funcionava o negócio, vinham pessoas de todos os bairros, que pediam por mais unidades em outros locais.
No mesmo período, tiveram a ideia de levar o serviço para as pessoas em suas casas. Sim, a Lavanderia 60 Minutos já contou com o serviço de delivery, hoje em dia poucas lojas contam com esse serviço. Mas no passado se fez necessário para manter o negócio.
Foi quando perceberam que a Lavanderia era algo sustentável, não necessitava apenas dos universitários para funcionar, mas várias pessoas também poderiam se beneficiar com os serviços disponibilizados pela empresa.
Outro momento importante foi quando começaram a perceber a necessidade de expandir. Alguns clientes viram e queriam em suas cidades, foi aí que tiveram a ideia em transformar em modelo de negócio e tornar a Lavanderia 60 Minutos uma franquia de sucesso.
Na próxima semana, nós vamos falar como o serviço da Lavanderia 60 Minutos foi modernizado e como, muito em breve, várias novas tecnologias e serviços estarão disponíveis para o público através do site da Lavanderia.
Em nossas redes sociais você pode conhecer um pouco mais sobre quem faz a Lavanderia 60 Minutos, a foto da semana foi o Aylton da Silva, que começou como nosso desenvolvedor e hoje é um dos sócios da Lavanderia 60 Minutos.