Conheça a nova forma de consumo que facilita a vida de milhões de brasileiros
A economia compartilhada é um modelo social e econômico de consumo consciente e colaborativo. É um sistema onde bens de consumo são divididos e recursos humanos, físicos e intelectuais são partilhados por pessoas ou empresas, pagando uma taxa pela utilização. Isso faz com que não precisem fazer a compra do produto, mas possa utilizar o serviço.
No Brasil, um exemplo são os aplicativos de transporte. Por que comprar um carro novo se você pode pedir um por aplicativo e não ter que se estressar em dirigir ou com o preço da gasolina. Imagina ter que comprar uma lavadora de roupas, se você pode lavar e secar em uma Lavanderia 60 Minutos?
Esse novo modo traz uma perspectiva inovadora e está modificando o mundo dos negócios. Ela surgiu da necessidade de solução para o problema de alguém, para que os recursos limitados fossem partilhados, e que mais pessoas tenham acesso e usufruam por um valor acessível, diluindo o preço do serviço e tornando-o mais acessível.
Início da economia compartilhada
A ideia surgiu em 2008, a partir da necessidade de novas formas de lidar com o momento econômico, visto que o modelo hiperconsumista não era mais sustentável, estava afetando o meio ambiente e estávamos no meio de uma recessão global.
A economia compartilhada foi ingressando de forma bem tímida no mercado brasileiro, iniciando com sistemas de delivery e no setor de transportes. Uma forma de observar essa mudança é que há muito tempo não vemos locadoras de DVD e VHS, elas acabaram após a chegada das redes de streaming de vídeo.
A maior dificuldade para o crescimento da economia compartilhada foi a tecnologia, que em 2008 era escassa e hoje em dia com os avanços tecnológicos vários novos negócios estão surgindo. Atualmente, esse novo formato de negócio pode ser visto em diversos setores como: venda de produtos usados, alimentação, serviço de entregas, reserva de hospedagens, aluguel de imóveis e lavanderia self-services.
A economia compartilhada faz sucesso quando anda junto com o machine learning (aprendizagem de máquina), esse último termo se refere às máquinas com capacidade de aprender e reproduzir padrões de forma autônoma, a partir do acúmulo de dados do usuário (big data).
Imagine a seguinte situação, você pede um carro por aplicativo, ele dirige sozinho e te leva até o seu destino. Ao chegar em casa, a TV liga com a sua rede de streaming favorita e nela aparece várias opções na aba “recomendado para você”. Tudo isso é machine learning se adaptando melhor e gerando uma experiência única para o cliente.
O machine learning está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mesmo quando não percebemos. No futuro idealizado por grandes empresas as máquinas usarão algoritmos que aprendem a executar tarefas sem que sejam programadas anteriormente.
Você com certeza conhece pelo menos um novo modelo de negócio que surgiu recentemente e domina o mercado, trabalhando com economia compartilhada. Exemplos como Uber, Netflix, AirBNB e tantos outros, já mostraram que não são uma tendência passageira e que podem dar muito certo.
A Lavanderia 60 Minutos faz parte da economia compartilhada
A lavanderia 60 Minutos é um desses modelos, pois através da empresa várias pessoas podem lavar e secar as suas roupas por um valor acessível. O custo-benefício faz com que muitas pessoas não comprem máquina de lavar ou parem de usar as suas máquinas e ferro de passar, economizando nas contas de água e luz.
Em meio à crise de 2020 e 2021, causada pela pandemia global, a rede esteve em contante expansão, até fevereiro deste ano a franquia já conta com mais de 130 lojas abertas por todo o Brasil. Vale muito a pena investir nesse novo setor que une a necessidade do cliente com a melhor experiência possível.
Segundo um estudo da PWC, a previsão é que em 2025 a economia compartilhada irá movimentar US335 bilhões. Sem dúvida esse é o futuro do mundo dos negócios, as pessoas economizando tempo, dinheiro e diminuindo o consumismo desenfreado.
Gostou da ideia de economia compartilhada? Passe na Lavanderia 60 Minutos para utilizar o serviço e participar desse novo modelo de consumo consciente e, de quebra, ficar com as roupas com um cheiro inigualável.
Inscreva-se na nossa Newsletter e siga as nossas redes sociais para ficar bem informado sobre todas as novidades da Lavanderia 60 Minutos. Nos vemos na semana que vem com mais um post especial e informativo no nosso blog.