Você está aqui:

Novembro Azul — Vença o seu preconceito!

campanha novembro azul

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

O medo de um exame indolor e que dura menos de 15 segundos tem sido a causa da morte de mais de 15 mil pessoas por ano.

Aqui na Lavanderia 60 Minutos, damos bastante importância para a saúde de nossos clientes. No mês passado, abordamos a campanha Outubro Rosa e ajudamos na conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Chegamos ao mês de novembro, que também é um mês de conscientização, e estamos fortalecendo a campanha do Novembro Azul. Uma ação que destaca um assunto muito importante, mas que tem sido esquecido por conta do preconceito: o câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (o primeiro é o de pele não melanoma) e é responsável por 28,5% das mortes da população masculina que desenvolve neoplasia maligna.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. É quase do tamanho de uma castanha e localiza-se na frente do reto, abaixo da bexiga. A sua principal função é produzir a secreção prostática, que fortalece e protege os gametas masculinos junto às vesículas seminais.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a doença atinge 1 em cada 8 homens e a cada 38 minutos, um homem morre de câncer de próstata no Brasil. Só em 2020, foram diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, quase o equivalente ao estádio do Morumbi lotado. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer em 2019 foram registradas quase 16 mil mortes.

Existem fatores de risco e a idade é um deles, pois a doença é mais comum após os 50 anos. Também é preciso avaliar o histórico familiar. Se houver casos como, por exemplo, em pais, avós ou tios, é importante fazer os exames a partir dos 45 anos. A obesidade também é uma das causas do câncer de próstata. Por isso, é recomendado a prática de hábitos saudáveis para quem deseja se prevenir.

Reconheça os sintomas

  • Dor óssea;
  • Dor ao urinar;
  • Urina com sangue;
  • Urinar com frequência;
  • Prevenção e Preconceito.

O exame de toque retal e o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), identificam alterações na próstata. O PSA é um exame complementar e não consegue identificar todos os tipos de tumores na área, sendo necessário o exame do toque, que é indolor e dura cerca de 15 segundos.

Enquanto o PSA auxilia na investigação da doença, o exame do toque é ainda mais preciso. Através dele, o médico proctologista identifica alterações nas glândulas, o endurecimento da região e a presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata foram diagnosticados apenas com o exame do toque retal, através das alterações identificadas pelo médico.

Ainda há muita resistência por uma grande parcela da população masculina em fazer o exame, principalmente quando não há sintomas. Porém, a doença é assintomática em sua fase inicial. É preciso acabar com o tabu e para isso precisamos romper a barreira do preconceito, vivendo de maneira responsável e com saúde.

Existem dois fatores que impedem a ida dos homens ao médico para cuidar da saúde. No caso do exame de próstata é o preconceito, muitos têm medo do julgamento, um receio que precisa acabar.

Outro fator, é a cultura do homem não ir ao médico ou não se preocupar com a sua saúde. Cultura essa que vem cada vez mais se dissipando e sido vista como um pensamento ultrapassado. Afinal o homem moderno está preocupado com a saúde dele e de sua família, principalmente durante o período de pandemia.

novembro azul

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico precoce é fundamental para se ter um tratamento e um processo de cura mais rápido e efetivo. Após a suspeita, é necessário realizar uma biópsia prostática e, havendo a necessidade, uma ultrassonografia e/ou ressonância magnética. Caso o câncer seja confirmado, o médico avaliará o tratamento mais adequado. Podendo ser cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal.

É preciso ter hábitos saudáveis

Para se prevenir contra o câncer, também é preciso ter um estilo de vida saudável. Fortalecendo o corpo e combatendo várias outras doenças. Boas opções para isso são:

  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Estar sempre bem hidratado;
  • Normalizar o sono, pois descansar também é algo essencial.

Comer bastante gordura saturada, o tabagismo e o sedentarismo também aumentam a chance de ter a doença.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você, com possíveis dúvidas sobre o tema. Caso você seja homem, e tenha mais de 50 anos, agende quanto antes o exame com um proctologista. A sua vida vale mais do que qualquer preconceito.

Campanha Novembro Azul na Lavanderia 60 Minutos

Durante esse mês, nós fortaleceremos a campanha do Novembro Azul em toda a nossa rede de lavanderias self-service. Além disso, ajudaremos nossos clientes somando conscientização e economia: todos os nossos clientes que assinalaram gênero masculino em seu cadastro e utilizarem o cupom AZUL10, até o dia 24 de novembro, terão direito a um crédito de R$10,00 para utilizar em qualquer loja da Lavanderia 60 Minutos. Lembrando que o cupom expira após 24h da inserção no totem.

Agora é só fazer a sua parte, cuidar da saúde e economizar ao lavar as suas roupas. Procure agora mesmo a lavanderia mais próxima de você e use o cupom especial da campanha Novembro Azul.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia outros artigos do nosso Blog

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!