Você está aqui:

Mofo na roupa: 6 dicas para salvar suas peças

Não importa a região do país: a umidade, de tempos em tempos, provoca o aparecimento de mofo dentro do guarda roupa.
alt="mofo-na-roupa-7-dicas-para-salvar-suas-peças"

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Sabemos que o mofo causa alergia, provocando um incômodo indesejável no trato respiratório das pessoas que entram em contato com os microrganismos que provocam esse mal-estar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevenção é a melhor maneira de evitar o seu surgimento, as infecções e o adoecimento por parte daqueles que se expõem à contaminação:

“A exposição a mofo pode ocorrer por ingestão, mas também por via inalatória de ar contaminado e contato dérmico com superfícies nas quais eles estão depositados.” Saiba mais. 

alt=

Nesse sentido, cuidar das roupas para minimizar o aparecimento do mofo faz parte da prevenção. Essa é a maneira que você tem de se salvar de tudo o que há de ruim ocasionado pelo mofo. Mas… E se a sua roupa já estiver manchada? Como salvá-la das manchas de mofo branco? É sobre isso que vamos falar a seguir.

O QUE TIRA MOFO DE TECIDO

Diferentemente de outros tipos de mancha, aquelas ocasionadas pelo mofo branco exigem o uso de álcool líquido, limão, ou de produtos de limpeza pesada.

Para cada situação, um método pode ser mais ou menos eficaz. Só não vale arriscar deixar o mofo dentro do guarda roupas virar mofo no pulmão, que é o que acontece com quem não cuida bem da limpeza e da conservação dos ambientes da casa no período de grande umidade.

alt=

A cor da peça de roupa, o tipo de tecido, os materiais de limpeza que você tem em casa variam o modo como você consegue se livrar das manchas de mofo impregnadas nas roupas.

MOFO E BICARBONATO DE SÓDIO

As manchas de mofo mais resistentes escurecem a peça. Nesses casos, o uso de bicarbonato é mais recomendado.

alt=

A depender do tamanho da mancha e da roupa, a quantidade da solução abaixo pode variar.

O padrão é: 1 litro de água morna para uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Você deve deixar a peça de roupa imersa na solução por meia hora. Depois, você a retira e pode completar a lavagem na loja mais próxima da Lavanderia 60 minutos. É bem fácil, né?!

MOFO E ALVEJANTES, COM OU SEM CLORO

Se a sua roupa é colorida, CUIDADO: vovó já nos ensinou que não se pode usar água sanitária na lavagem. Mesmo que você esteja incomodado com o cheiro e a aparência do mofo, não é recomendado o uso de alvejante, a menos que seja sem cloro.

alt=

Por outro lado, o que tira o mofo da roupa branca com maior eficácia são os alvejantes.

O padrão é: meia xícara de alvejante para 4 litros de água em um recipiente.

O tempo de molho não deve ultrapassar 30 minutos. Logo em seguida, sua roupa estará pronta para completar o ciclo de lavagem numa Loja da Lavanderia 60 Minutos mais próxima.

MOFO E SUCO DE LIMÃO

Uma solução caseira interessante para quem não tem alvejante disponível: suco de limão e sal para evitar que o mofo na madeira, ou o mofo na parede acabe também com suas roupas.

alt=

É bom ter cuidado com o manuseio do limão e com os raios ultravioleta, que ficam ativados e podem provocar queimaduras na pele. O suco de limão deve ser adicionado de sal, até formar uma pasta. Depois, essa mistura deve ser colocada sobre a área da mancha na roupa e, em seguida, deve ser levada ao sol.

Quando secar, pronto: você já pode levar até uma Loja da Lavanderia 60 minutos pra completar a limpeza e dar um cheirinho super agradável àquela peça antes malcheirosa e marcada pelo mofo.

MOFO E LEITE

Os tecidos mais delicados reclamam soluções mais bem pensadas se o assunto é o que tira mofo de roupa branca e o que tira mofo de roupa colorida. A propriedade alcalinizante do leite pode impactar no clareamento da mancha, em pouco tempo de exposição. A temperatura do líquido deve estar morna.

alt=

O padrão é: embeber o tecido mais delicado com leite e aguardar a magia acontecer. Logo depois, é só procurar a Lavanderia 60 minutos mais próxima e finalizar o ciclo de lavagem, para, ao final, sair de lá com as roupas limpinhas, cheirosas e livres do mofo.

MOFO E VODKA

Essa interação improvável pode evitar muitos espirros e processos alérgicos em quem veste roupas com cheiro de mofo. A vodka, uma bebida destilada que é muito festejada no mundo todo, pode banir o cheiro desagradável de mofo presente em peças de roupa sim. E a razão é simples: essa bebida, em seu processo de destilação, não agrega aroma que não seja o álcool. Vem daí o poder neutralizante de odores fortes inerente à Vodka.

alt=

O padrão é: borrifar vodka sobre a roupa estendida, ao sol, e aguardar a mágica acontecer.

A interação entre o sol e a vodka fará com o cheiro de mofo abandone sua peça de roupa. Caberá a você otimizar o cuidado, dirigindo-se a uma Loja da Lavanderia 60 minutos mais próxima.

MOFO E VINAGRE

O vinagre é poderoso e tem múltiplas funções. As que se destacam são: temperar saladas, abrir as cutículas das carnes em cocção, e, também, resolver problemas com o mofo nas roupas. 

alt=

Sua função adstringente, aliada ao PH ácido, destrói o bolor (outro nome para o mofo) de suas roupas. Se o tecido é de cor escura, melhor ainda, pois você não precisa se preocupar com manchas derivadas da exposição a alvejantes com cloro ativo.

O padrão é: meia xícara de vinagre branco para 2 litros de água em um recipiente. Uma hora depois, você retira a peça da solução e vai até uma Lavanderia 60 minutos, porque, aí, o cuidado é com a gente e nosso sistema self-service de qualidade, que deixa, ao final do ciclo, sua roupa limpa e cheirosa.

 

Recomendações de cuidados e conservação na hora de utilizar a Lavanderia 60 Minutos  

Sempre nos preocupamos com a qualidade na hora de lavar e secar roupas para garantir que suas roupas fiquem limpas, secas, macias e cheirosas em até 60 minutos. 

Para isto, vamos te dar algumas recomendações para o seu processo de lavar e secar ser super eficaz: 

  • Utilize o cesto-medida da loja de maneira correta: média 20 peças de uso pessoal (calça, camisa, bermuda…). Se forem lençóis, edredons ou toalhas caberá um pouco menos. Sempre obedecendo a capacidade do cesto-medida. 
  • Lembre-se: Em nossa lavagem já está incluso sabão e amaciante Omo e Comfort concentrados. Você não precisa se preocupar em trazer para iniciar sua lavagem. 
  • Na hora da secagem, estabeleça uma temperatura e verifique as roupas a cada 15 minutos na secadora. 
  • Nunca ultrapasse o limite do cesto-medida. Suas peças podem não ter uma lavagem desejada.

Se você chegou até o final desse conteúdo e gostou do que aprendeu por aqui.  Compartilhe com seus amigos e acompanhe nossas redes sociais! 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia outros artigos do nosso Blog

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!