Práticas sustentáveis: Dicas para economizar água e energia no verão

Na temporada de verão, o consumo de água e energia elétrica crescem consideravelmente. Em 2023, espera-se um aumento no consumo de energia e prevê-se um impulso de 10% na produção de água. Ainda assim, sempre vale o esforço para economizar no uso desses insumos nesse período. Confira as dicas da Lavanderia 60 Minutos para práticas mais sustentáveis nesse verão:

Como economizar energia elétrica?

Ar-condicionado

Regule a temperatura em 23°C, que é confortável para refrescar o ambiente e garante o bom funcionamento do motor. Além disso, se você ainda não comprou o aparelho, é indicado dar preferência para modelos Split e Inverter com selo Procel. Eles são mais eficientes e gastam menos energia. Na hora de instalar, escolha a parede do ambiente que tem mais sombra. Vai fazer o aparelho “trabalhar” menos para manter o local em temperatura agradável no verão.

Chuveiro elétrico

O uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia na maioria das residências e pode representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz. Para reduzir esse valor, utilize o aparelho no modo verão e evite banhos demorados, pois, além de economizar luz, economiza água.

Ranking de consumo

Uma dica para economizar mais é saber o consumo de energia de cada aparelho. Por exemplo, uma air fryer de 1500 W ligada por 30 minutos equivale ao consumo de 25 lâmpadas Led de 6W ligadas por 5 horas. Assim, sabendo o consumo de cada aparelho, opte pelos mais econômicos.

Como economizar água no verão?

Chuveiro

Ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo. Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média, gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir para 30 litros. 

Pia do banheiro

Não é necessário escovar os dentes com água corrente. Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Fechando a torneira enquanto escova os dentes, e enxaguando a boca com um copo d’água, é possível economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

Pia da cozinha

Ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, vai economizar 1.000 litros no final do mês. Jogue os resíduos no lixo, nunca no ralo da pia para não entupir. Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue.

Mangueira

Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água. Por isso, usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água daquelas roupas que foram deixadas de molho, também vai ajudar a economizar.

É muito importante molhar as plantas no verão, para isso, utilize o regador ao invés da mangueira. Além disso regar as plantas nas primeiras horas da manhã, ou no final de tarde, para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte. Ao fechar a mangueira, certifique-se de que ela não ficou pingando.

CURTIU O CONTEÚDO?

Acompanhe nossas postagens, inscreva-se na nossa Newsletter deixando o seu e-mail a baixo e receba todas as novidades sobre a Lavanderia 60 Minutos ou acesse nossas redes sociais.

Temos lojas espalhadas por todo país. Para encontrar a loja mais próxima de você com horário de funcionamento e rota de como chegar, clique aqui. 

Essa postagem foi útil? Compartilhe com um amigo que possa se interessar pelo assunto. Assim, podemos ajudar mais pessoas e, também, continuaremos produzindo mais conteúdos interessantes no blog para você aproveitar a leitura. Espero você aqui na próxima semana, ok?!

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!