Conheça o processo de automatização e expansão da Lavanderia 60 Minutos
No mês passado, começamos a contar a nossa história nas postagens do blog, acompanhando, você ficará informado com tudo o que aconteceu na trajetória da Lavanderia 60 Minutos até chegar no momento atual: a maior rede de lavanderias self-service totalmente automatizadas da América Latina.
Na última postagem, nós falamos sobre como surgiu a ideia para a criação do serviço, a primeira loja aberta e os primeiros problemas enfrentados pelos sócios fundadores. Além disso, também contamos como foi o processo para transformar a ideia em franquia.
Agora, nós vamos explicar o processo de renovação da tecnologia da Lavanderia 60 Minutos, como a automação chegou para ajudar milhares de pessoas que utilizam o serviço e também como a empresa aumentou rapidamente o número de novas lojas implantadas por todo o país.
A chegada da automação
Buscando novas soluções para facilitar a vida dos clientes que utilizavam os nossos serviços, os CEOs, Hairon Kliff e Isaelson Ramos, tiveram que aprender sobre novas tecnologias para adaptar os processos. Havia a dificuldade de encontrar pessoas que sabiam lidar com novas ferramentas e processos de automação.
Começava a criação da área de Tecnologia da Informação (TI) na empresa, uma das primeiras pessoas a fazer parte foi o Aylton da Silva, nós contamos um resumo de sua história conosco através de uma postagem no Instagram. Nessa época, a prioridade era buscar soluções para facilitar as vidas dos clientes na hora de lavar e secar as suas roupas e assim foi feito.
A evolução dos totens
No início, os totens de autoatendimento liberavam os kits com sabão, amaciante e uma ficha para colocar nas máquinas, que liberavam a lavagem e a secagem. Infelizmente, aconteciam vários problemas, pois os kits eram descartados inadequadamente, por vezes sujando a loja. Outro problema comum eram as fichas que ficavam travadas nas máquinas.
Um novo totem foi implantado e bem aceito em todas as lojas. Com o novo equipamento, o sabão e o amaciante é dosado automaticamente e a liberação também é feita através do totem, apenas colocando o código da máquina.
Uma novidade no totem, foi o cadastro para receber novidades e descontos através do e-mail. Assim o cliente fica sabendo tudo o que está acontecendo na Lavanderia 60 Minutos e ainda pode ganhar cupons promocionais para usar na lavanderia.
A evolução das lojas
As lojas também evoluíram, o ar-condicionado é ligado automaticamente quando o cliente libera qualquer máquina no totem, e desliga ao verificar que não há ninguém utilizando o serviço por algum tempo. Evitando o desperdício de energia e gerando uma economia sustentável que além de reduzir os custos do serviço, ainda ajuda o meio ambiente. O que faz todo o sentido para a Lavanderia 60 Minutos, que desde a sua criação tinha o desejo de ser uma empresa eco-friendly, ajudando na sustentabilidade do planeta.
Transformação em franquia
Após toda essa automação, muitas pessoas mudaram a visão e queriam fazer parte dessa franquia, ainda mais quando chegou a pandemia. As lojas funcionando automaticamente, não tendo o contato humano e sendo um serviço essencial para o uso das pessoas. A procura por novas formas de empreender em meio a pandemia fez com que uma chuva de novos candidatos a franqueados surgisse.
O projeto se expandiu para todas as regiões do Brasil e foi preciso contratar mais pessoas para validar os novos contratos e ajudar a dar os primeiros passos na franquia. Por esse motivo, foi implantado o setor de onboarding, com a função de auxiliar os novos franqueados no processo de implantação da sua loja.
O onboarding tem sido bastante elogiado, pois está ajudando vários franqueados a acharem o local ideal para implantar a loja, como também seguir aconselhando e oferecendo todo o direcionamento até o momento da abertura. Esse novo setor, fez com que o processo de expansão acontecesse de forma mais ágil.
Desde a sua implantação, o setor já ajudou dezenas de franqueados e a rede continua com um crescimento impressionante. A previsão é que até o final deste ano mais de 250 lojas estejam em pleno funcionamento em todo o Brasil. No total a empresa irá ocupar 4% dos municípios brasileiros e estará em todos os estados do país.