Conscientizando o ano todo: conheça o calendário do combate ao câncer

combate ao cancer

Saiba qual a importância do calendário de campanhas contra o câncer na conscientização da população

Aqui no blog nós falamos muito sobre cuidados com a saúde e a necessidade de se manter bem informado sobre assuntos que dizem respeito ao seu corpo. Hoje nós vamos falar sobre a luta do combate ao câncer e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

No dia 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a data é uma iniciativa global organizada pela UICC (União Internacional para o Controle do Câncer) e apoiada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Ainda este mês, outra data também aborda a doença, o Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil, criado pela CCI (ChildHood Cancer International) no ano de 2002 com o objetivo de ajudar as crianças com câncer e suas famílias.

combate ao câncer

O calendário do combate ao câncer

Você sabia que além do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul” ainda existem outros meses que recorrem a cores para ressaltar a importância da prevenção e do combate ao câncer? Eles formam um calendário que protege a sociedade e ensina sobre os cuidados necessários antes e depois do diagnóstico.

O fato de ter um mês inteiro de ações voltadas a informar, prevenir e conscientizar sobre o diagnóstico precoce tem ajudado bastante. Com o calendário é possível alcançar vários espaços, já que o tempo não é tão curto como, por exemplo, em uma data alusiva. Os profissionais de saúde ganham mais tempo para prepararem o material e levarem a informação para mais pessoas.

Esses meses coloridos são geralmente pensados por ONGs (Organizações Não Governamentais), sociedades médicas, hospitais ou empresas do setor de saúde. Munidos de informações, eles contam com a ajuda da mídia para chamar a atenção do público e dos órgãos responsáveis.

Listamos aqui algumas das principais ações coloridas existentes:

Julho Verde

No mês de julho acontece a campanha “Julho Verde”, que conscientiza sobre o câncer de cabeça e pescoço. A ação é realizada pela ACBG (Associação de Câncer de Boca e Garganta) em parceria com a SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço). O mês foi escolhido devido ao 27 de julho, o Dia Mundial do Combate ao câncer de Cabeça e Pescoço, enquanto a cor verde foi escolhida por remeter à esperança.

Os principais fatores para o surgimento da doença são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o crescimento dos casos de HPV (Papiloma Vírus) entre os jovens brasileiros.

Outubro Rosa

Nós já falamos em um post anterior sobre o “Outubro Rosa”, para ver é só clicar aqui. Lá nós falamos sobre a origem do mês de conscientização e contamos a história de duas mulheres guerreiras que venceram o câncer de mama e uma delas que ainda luta contra a doença.

Novembro Azul

Também escrevemos uma postagem especial sobre o “Novembro Azul” em nosso site, para ver é só clicar aqui. Lá explicamos o que é o câncer de próstata, o diagnóstico, o tratamento e demos dicas de hábitos saudáveis que ajudam a prevenir a doença.

Laranja

A cor laranja é dividida por dois meses, o de fevereiro e o de dezembro. Na campanha “Fevereiro Laranja” o foco é a Leucemia e no “Dezembro Laranja” o assunto é o câncer de pele. Ambos são muito relevantes, mas não têm o mesmo destaque que as duas campanhas mencionadas anteriormente.

Para verificar o calendário completo clique aqui.

Prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

É preciso ter cuidados com a alimentação e manter hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos, pois cada tipo de câncer tem a sua recomendação e é preciso ficar atento aos sinais que o seu corpo dá. Se observar algo diferente consulte o seu médico. A cura tem ligação direta com a descoberta nos primeiros estágios da doença.

A Lavanderia 60 Minutos quer que você fique bem informado, com saúde e consciente sobre a prevenção, o poder do diagnóstico precoce e mantendo hábitos saudáveis. Nosso papel social não é apenas ajudar as pessoas a lavarem roupas, é auxiliar no bem-estar, seja economizando tempo ou facilitando na hora dos afazeres, por isso falar sobre saúde com você é muito importante.

Gostou dessa postagem? Inscreva-se na nossa Newsletter e fique bem informado sobre todas as nossas novidades.

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!