Você sabe o que é economia compartilhada?

economia compartilhada

Conheça a nova forma de consumo que facilita a vida de milhões de brasileiros

A economia compartilhada é um modelo social e econômico de consumo consciente e colaborativo. É um sistema onde bens de consumo são divididos e recursos humanos, físicos e intelectuais são partilhados por pessoas ou empresas, pagando uma taxa pela utilização. Isso faz com que não precisem fazer a compra do produto, mas possa utilizar o serviço.

No Brasil, um exemplo são os aplicativos de transporte. Por que comprar um carro novo se você pode pedir um por aplicativo e não ter que se estressar em dirigir ou com o preço da gasolina. Imagina ter que comprar uma lavadora de roupas, se você pode lavar e secar em uma Lavanderia 60 Minutos?

Esse novo modo traz uma perspectiva inovadora e está modificando o mundo dos negócios. Ela surgiu da necessidade de solução para o problema de alguém, para que os recursos limitados fossem partilhados, e que mais pessoas tenham acesso e usufruam por um valor acessível, diluindo o preço do serviço e tornando-o mais acessível.

economia compartilhada

Início da economia compartilhada

A ideia surgiu em 2008, a partir da necessidade de novas formas de lidar com o momento econômico, visto que o modelo hiperconsumista não era mais sustentável, estava afetando o meio ambiente e estávamos no meio de uma recessão global.

A economia compartilhada foi ingressando de forma bem tímida no mercado brasileiro, iniciando com sistemas de delivery e no setor de transportes. Uma forma de observar essa mudança é que há muito tempo não vemos locadoras de DVD e VHS, elas acabaram após a chegada das redes de streaming de vídeo. 

A maior dificuldade para o crescimento da economia compartilhada foi a tecnologia, que em 2008 era escassa e hoje em dia com os avanços tecnológicos vários novos negócios estão surgindo. Atualmente, esse novo formato de negócio pode ser visto em diversos setores como: venda de produtos usados, alimentação, serviço de entregas, reserva de hospedagens, aluguel de imóveis e lavanderia self-services.

A economia compartilhada faz sucesso quando anda junto com o machine learning (aprendizagem de máquina), esse último termo se refere às máquinas com capacidade de aprender e reproduzir padrões de forma autônoma, a partir do acúmulo de dados do usuário (big data).

Imagine a seguinte situação, você pede um carro por aplicativo, ele dirige sozinho e te leva até o seu destino. Ao chegar em casa, a TV liga com a sua rede de streaming favorita e nela aparece várias opções na aba “recomendado para você”. Tudo isso é machine learning se adaptando melhor e gerando uma experiência única para o cliente.

O machine learning está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mesmo quando não percebemos. No futuro idealizado por grandes empresas as máquinas usarão algoritmos que aprendem a executar tarefas sem que sejam programadas anteriormente.

Você com certeza conhece pelo menos um novo modelo de negócio que surgiu recentemente e domina o mercado, trabalhando com economia compartilhada. Exemplos como Uber, Netflix, AirBNB e tantos outros, já mostraram que não são uma tendência passageira e que podem dar muito certo.

alt="lavanderia-de-roupas"

A Lavanderia 60 Minutos faz parte da economia compartilhada

A lavanderia 60 Minutos é um desses modelos, pois através da empresa várias pessoas podem lavar e secar as suas roupas por um valor acessível. O custo-benefício faz com que muitas pessoas não comprem máquina de lavar ou parem de usar as suas máquinas e ferro de passar, economizando nas contas de água e luz.

Em meio à crise de 2020 e 2021, causada pela pandemia global,  a rede esteve em contante expansão, até fevereiro deste ano a franquia já conta com mais de 130 lojas abertas por todo o Brasil. Vale muito a pena investir nesse novo setor que une a necessidade do cliente com a melhor experiência possível.

Segundo um estudo da PWC, a previsão é que em 2025 a economia compartilhada irá movimentar US335 bilhões. Sem dúvida esse é o futuro do mundo dos negócios, as pessoas economizando tempo, dinheiro e diminuindo o consumismo desenfreado.

Gostou da ideia de economia compartilhada? Passe na Lavanderia 60 Minutos para utilizar o serviço e participar desse novo modelo de consumo consciente e, de quebra, ficar com as roupas com um cheiro inigualável. 

Inscreva-se na nossa Newsletter e siga as nossas redes sociais para ficar bem informado sobre todas as novidades da Lavanderia 60 Minutos. Nos vemos na semana que vem com mais um post especial e informativo no nosso blog.

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia outros artigos do nosso Blog

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!