A estação mudou, o guarda-roupa muda também

guarda-roupa outono

Aprenda como organizar o seu guarda-roupa para o outono

A música de Cássia Eller diz: “mudaram as estações, nada mudou”. Mas isso nem sempre é verdade, pois é preciso mudar várias coisas na sua vida para se adaptar à nova estação. Por exemplo: o guarda-roupa.

Você sabia que em cada mudança de estação é preciso alterar o lugar das roupas ou colocar as que não foram usadas e estão com odor ou mofo para lavar? A prática é aconselhada por diversos alergologistas para manter as suas roupas longe de fungos e outros microrganismos.

Com o tempo ficando mais seco, é preciso se preocupar com as doenças respiratórias, por isso organizar a casa e especialmente o seu guarda-roupa é muito importante. Para evitar rinite alérgica, sinusite e faringite, já que o nariz e a garganta tendem a ficar ressecados, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.

Lavar as roupas de cama que estão há muito tempo guardadas, para evitar mofo, é um desses cuidados, pois com o tempo os fungos podem se espalhar e atingir tudo que está no guarda-roupa. Essa é uma ótima oportunidade para reorganizar o móvel, mudar de lugar e trocar as peças menos usadas pelas mais usadas.

guarda-roupa organizado

Rodizio das estações

Se você não pretende ir em praias, rios ou piscinas nessa nova estação, guarde as peças de verão como biquínis, sungas, maiôs e cangas em locais menos acessíveis. É importante verificar se tem algo que você queira descartar ou doar. Depois tire de vista as peças que não terão uso no outono e deixe em evidência as que você mais usará.

Essa mudança de visão das roupas é necessária em todas as estações do ano. Com esse rodízio, você sabe quais roupas deixará de usar e poderá ter um acesso mais fácil às peças que mais usa. Assim, você evita gastar muito tempo procurando pela roupa perfeita para vestir.

Sacolas plásticas

Evite deixar as suas roupas em sacola plástica, elas não possuem ventilação e isso poderá mofar as peças. Dê prioridade a deixar as roupas dobradas dentro do guarda-roupa ou em sacos de tecido TNT (tecido não tecido).

Evite o mofo

Além de ter uma péssima aparência, o mofo ainda tem um odor desagradável. Logo, devemos evitá-lo retirando todas as roupas, e deixando o guarda-roupa aberto para ter ventilação e evitar a umidade. Sempre que possível mantenha as portas do guarda-roupa abertas pelo menos uma vez por semana. 

A higienização do móvel deve ser feita com produtos ou soluções caseiras antimofo, mas não esqueça de passar nas prateleiras, cantos e gavetas. Passe um aspirador de pó ou um pano úmido com algum produto de sua preferência, exceto limpa vidros, eles com o tempo criam uma película que causa manchas no local.

guarda-roupa organizado

Separe em categorias

Categorizar é muito importante, você ganhará espaço, tornando o guarda-roupa mais prático e bem organizado. Veja a seguir algumas dicas que ajudarão na categorização das roupas, lembrando que você pode escolher a melhor para você, podendo ser por cores, por mais usadas ou qualquer outra categoria que você quiser.

Calças, vestidos e saias tem preferência nos cabides com pregadores. Para roupas mais delicadas como vestidos de festas, o ideal são os sacos perfurados ou de TNT, mas não dobre de qualquer maneira, principalmente se ele tiver pedraria.

As gavetas são exclusivas para peças íntimas, meias, gravatas e roupas de banho. O espaço delas facilita a busca pelas peças pequenas.

Parte de cima do guarda-roupa

Você talvez não saiba, mas a parte superior do guarda-roupa é a que mais acumula poeira e muita gente esquece de fazer a limpeza desse local por ser muito alto. É extremamente necessária a higienização dessa área. 

Use uma cadeira ou escada para subir e limpar com um pano úmido. Após toda a poeira ser retirada coloque o pano em um recipiente com água e vinagre, isso evitará que a poeira acumulada no pano vá parar em outras partes da casa. 

Se o guarda-roupa estiver mofado?

Passe um pano úmido com água e vinagre no local afetado pelo mofo, após isso, deixe as portas abertas para o guarda-roupa ficar arejado, se ainda assim não voltar ao normal e o mofo sumir, repita a operação.

Caixas Organizadoras

Apesar de uma das principais recomendações ser que não devemos colocar nada além de roupas no móvel, é bem comum algumas pessoas terem caixas organizadoras no guarda-roupa. Se esse é o seu caso, abra cada uma delas e veja o que ainda é necessário e o que pode ser jogado fora. Higienize com o pano úmido e deixe secar antes de guardar novamente.

Dicas extra: Evite traças

Para evitar insetos e traças no seu guarda-roupa faça uma trouxinha de tecido TNT e coloque dentro cânfora, cravo-da-índia e pimenta-do-reino em grão. Isso evitará que suas roupas sejam roídas por traças e deixa um cheiro muito bom.

Com essas dicas, limpar o guarda-roupa será algo bem mais fácil, esse hábito irá contribuir para manter as roupas por mais tempo. Gostou de descobrir como fazer as mudanças necessárias no seu guarda-roupa? Esperamos que você tenha amado as dicas e que melhore cada vez mais na limpeza de casa, seja para manter as roupas e os móveis limpos ou para no futuro se tornar um Personal Organizer.

Para mais postagens interessantes, acesse as outras matérias do blog, inscreva-se na Newsletter e mantenha-se bem informado seguindo as nossas redes sociais.

Nos vemos na semana que vem. 😉

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!