Guia completo para lavar roupas brancas

Roupa branca reveillon

Vai usar roupa branca no final do ano? Se sujar, você sabe como limpar e permanecer com a mesma cor durante o novo ano? Nós vamos te ensinar.

Os preparativos para as festas de final de ano estão a todo vapor e a gente já começa a se preparar para o Réveillon, muita gente ama passar a virada de ano com trajes brancos, mas e quando ele suja, o que fazer? Certamente o tipo de roupas mais difícil de lavar é a da cor branca e na hora que ela suja bate logo um desespero. 

Mas não se preocupe, cuidar da roupa branca não precisa ser um bicho de sete cabeças, por isso preparamos um guia especial para ensinar você a melhor forma de limpar a mancha de suas roupas brancas. Seja para usar nas festividades de final de ano ou aproveitar em outros eventos durante os anos seguintes. 

Tradição

A tradição de usar branco na passagem de ano tem influência das religiões de matrizes africanas, que nesse período utilizam a cor para representar a purificação espiritual. Pessoas de outras religiões também começaram a utilizar a cor, pois há quem acredite que a cor tem conexão com o divino. 

Hoje em dia, o branco se popularizou por causa das crenças modernas, pois muita gente acredita na simbologia das cores. Segundo a crença, usar branco durante a passagem do ano trará paz, harmonia e boas energias.  

Cuidando das roupas brancas

Muita gente não sabe, mas a primeira regra para cuidar das roupas brancas é que elas devem ser lavadas separadas das coloridas, para evitar que sejam manchadas pela tinta das outras peças. Outra dica é: evitar usar água sanitária, ela pode clarear a roupa branca, mas se errar na quantidade, a peça pode amarelar. 

Atenção! Não guarde as peças em sacos plásticos, eles abafam a roupa, impedindo que o tecido respire, podendo manchar ou mofar as roupas. 

roupas brancas encardida

Manual contra os encardidos

A roupa ficou amarelada e você só usou no Réveillon, é hora de brincar de misturar elementos para fazer uma mágica incrível e devolver o branco de sua peça. Produzimos esse manual contra encardidos e manchas para ensinar você a deixar a sua roupa ainda mais branca. 

Roupas brancas e sem encardidos

  • Água + Bicarbonato + sal – Coloque a roupa de molho em água quente, a quantidade do líquido precisa cobrir as peças. Em seguida, adicione cinco colheres de sopa de sal de cozinha e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a roupa de molho por 6 horas. Em seguida retire do molho e faça a lavagem comum com sabão e amaciante. Para ter um resultado completo faça a lavagem final numa loja da Lavanderia 60 Minutos, que utiliza o melhor sabão e amaciante do mercado.  
  • Água oxigenada + Sabão em pó + água quente – Em uma bacia, misture uma colher (sopa) de sabão em pó, 2 colheres de água-oxigenada e 2 litros de água quente. Mexa bem para dissolver o sabão e deixe as roupas de molho por 30 minutos e finalize a lavagem da forma usual. 

Removendo o mofo das roupas

  • Vinagre + Bicarbonato de sódio – Misture duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio com duas colheres (sopa) de vinagre branco. Aplique essa pasta diretamente na área da mancha. Deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça normalmente. 

Como remover a mancha amarela debaixo do braço

Limão + Bicarbonato de sódio – Para acabar com as manchas amarelas, você vai precisar de um limão. Essa fruta é muito cítrica e age como um alvejante natural. Acrescente algumas colheres de bicarbonato de sódio até cobrir a mancha amarelada, depois esfregue o limão cortado sobre o pó. 

Deixe o limão e o bicarbonato agirem por 15 minutos. Enxágue na água morna e lave a roupa normalmente. Podendo levar para lavar e secar na Lavanderia 60 Minutos mais próxima de você. 

Retirar mancha de Graxa

Essa mancha é preciso tomar mais cuidado e agir o quanto antes para removê-la.  Pegue duas folhas de papel toalha e pressione suavemente sobre a mancha. Para a graxa em pasta ou creme, use uma colher para remover o excesso, mas cuidado para não deteriorar o tecido, depois, repita o processo com papel toalha. 

Segundo o site Cleanipedia, se a graxa ainda estiver molhada, jogue um pouco de talco ou amido de milho. Deixe o pó agir sobre a mancha por 30 minutos.  Passado esse tempo, Use algo áspero para esfregar a mancha, uma escova de dentes velha, uma escova de roupas e esfregue suavemente, mas cuidado para não espalhar a graxa. Depois, é hora de enxaguar a roupa, de preferência na água quente. 

Se a mancha ainda não saiu completamente, aplique o sabão líquido. Esfregue suavemente e enxágue na água quente. Repita até a mancha de graxa desaparecer. 

Retirar mancha de ferrugem

O detergente de louças é o nosso amigo na hora de remover as manchas de ferrugem na roupa. Misture o detergente em um copo com água morna. 

Atenção! Nunca use água sanitária para remover ferrugem da roupa, pois faz com que a mancha escureça e fica mais difícil de removê-la. 

Despeje a água com detergente sobre a mancha de ferrugem e deixe agir por 3 a 5 minutos. Para finalizar, é só enxaguar na água fria e lavar normalmente, seja na máquina ou na mão. 

Retirar mancha de tinta

A caneta sujou a roupa e agora o que fazer? Com um papel toalha de folha dupla ou um pano limpo, pressione a mancha até absorver o máximo de tinta e remover o excesso. Em seguida, despeje um pouco de álcool isopropílico, normalmente usado para limpar eletrônicos, na mancha.  

Com o local ainda úmido de álcool, coloque a roupa branca na máquina de lavar. Lave separadamente de outras peças. 

Remover mancha de Vinho

De modo algum lave o local com água quente. O calor fará o vinho fixar ainda mais em sua roupa. Primeiramente, coloque um papel toalha por cima, sem esfregar, e espere que ele absorva o excesso de vinho. Feito isso, lave com água e sabão em temperatura ambiente. 

Agora que você já sabe como cuidar da parte branca de todo o seu vestuário é só curtir e aproveitar esse final de ano da melhor forma possível, sem preocupações com manchas ou encardidos nas suas roupas. Clique aqui e confira outras dicas para cuidar de todas as suas peças.

Lembrando que temos lojas em todas as regiões do Brasil, e nossas máquinas dosam automaticamente os melhores produtos do mercado, sabão Omo e amaciante Comfort. Seja para lavar ou secar as suas roupas, procure a Lavanderia 60 Minutos mais próxima de você e facilite a sua vida. 

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia outros artigos do nosso Blog

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!