João Pessoa – a cidade onde a nossa história começou

Orla de João Pessoa

João Pessoa – 437 anos

A história de conquista da Paraíba teve início com a união de um português com o chefe indígena chamado Piragibe. Após ganhar a batalha, Martim Leitão trouxe pedreiros e engenheiros para fazer a cidade de Nossa Senhora das Neves, a terceira cidade a ser fundada no Brasil.  Essa cidade após várias mudanças de nome, tornou-se João Pessoa, como conhecemos hoje em dia. Hoje, ela completa 437 anos e você vai entender o motivo de estarmos falando sobre esse assunto ao continuar a leitura do blog.

Dona de paisagens paradisíacas e de uma das melhores qualidade de vida do Brasil, a capital da Paraíba é o roteiro perfeito para aqueles que procuram descansar nas férias sem precisar pagar muito por isso. Sem a pressa da vida urbana presente em outras capitais, Jampa (como é popularmente conhecida) possui uma infraestrutura que é capaz de oferecer a qualquer turista tudo que há de melhor. Um dos grandes destaques da cidade é o seu litoral com as famosas piscinas naturais, dignas de uma verdadeira contemplação da natureza.

Além do lindo litoral, vale lembrar que a cidade possui outras atrações, afinal, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1585. Dona de uma história cheia de personagens ilustres, a capital tem um dos centros históricos mais importantes do país tombados pelo patrimônio nacional, repleto de casarões que contam sua história.

Busto de Tamandaré

Busto de Tamandaré

Considerado o grande ponto turístico da cidade, onde muitas pessoas param para tirar foto, conversar e ver atrações que se apresentam na orla. O Busto de Tamandaré também é conhecido pelos shows que ocorrem nos finais de ano e atraem milhares de pessoas para comemorar o Réveillon.

Outra grande característica da orla de João Pessoa são os prédios que não são altos como em outras capitais, pelo fato de uma lei que regulamenta a altura dos edifícios que só podem ter até 4 andares. Assim, fazendo com que a circulação de ar na cidade seja distribuída da melhor forma possível.  

Vai passar por esse ponto turístico? Prepara o seu celular e faz aquela selfie maravilhosa para deixar registrado o momento.

Piscinas Naturais

Piscinas Naturais

Como falado anteriormente, uma das principais características do litoral paraibano são as piscinas naturais de João Pessoa, é quase impossível visitar a cidade e não conhecer pelo menos uma. Esse conjunto de piscinas é considerado um dos pontos turísticos mais famosos, ficando a mais de um quilômetro da orla.

Um verdadeiro paraíso tropical, com águas calmas, mornas e super cristalinas, bem no meio do mar, onde você se separa da correria do dia a dia e a tranquilidade toma conta de todo o espaço, fazendo com que os turistas possam viver momentos inesquecíveis, algo que nem toda foto ou vídeo poderá descrever da forma correta.

Centro Histórico

Centro Histórico

O Centro Histórico de João Pessoa é realmente encantador e embora não seja um dos principais pontos turísticos escolhidos pelos visitantes que vão à capital paraibana, é cheio de atrações interessantes. Jampa não decepciona quando o assunto são cenários históricos com horizontes que nos levam a enxergar toda a beleza da cidade.

Com um acervo impressionante quando o assunto são construções que marcaram a Paraíba. A cidade de João Pessoa é um verdadeiro atrativo para quem é fã de história, casarões, registros antigos e muito mais. Com igrejas que remetem aos conjuntos arquitetônicos barroco, rococó, até pontos de lazer em prédios históricos e o famoso Sabadinho Bom na Praça Rio Branco.

Um dos grandes destaques do centro histórico é o Hotel Globo, construído em 1929, que foi frequentado por pessoas da alta sociedade da época. O seu edifício está presente no Pátio de São Frei Pedro Gonçalves. Ainda na região você pode visitar a Casa da Pólvora, Centro Cultural São Francisco, Basílica de Nossa Senhora das Neves e Igreja da Nossa Senhora do Carmo.

Hoje também é celebrada a Fundação do Estado da Paraíba

Bandeira da Paraíba

Você por acaso conhece a Paraíba? Olha, se não conhece, deveria. Com um dos litorais mais encantadores do Brasil, um sotaque magnífico e terra de gente generosa e muito hospitaleira. Além de tudo isso, o estado também é berço de vários escritores brasileiros, como: Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo, Pedro Américo e o pioneiro da televisão, Assis Chateaubriand.

A Paraíba também é conhecida pela sua diversidade na fauna e flora, com regiões de paisagens distintas e que encantam turistas do Brasil e do mundo. Se você tem o interesse de conhecer o estado, desbravando-o do litoral ao sertão, com certeza vai amar as próximas dicas de lugares para visitar. Vem com a gente!

Campina Grande

Campina Grande

Quem ama diversão e um bom arrasta-pé tem que passar por Campina Grande. Com ares bem mais locais, o lugar atrai amantes de festas típicas e culinárias saborosa. A cidade realiza todo ano o Maior São João do Mundo. O evento que acontece no início de Junho até o começo de Julho, atrai turistas de todos os lugares do Brasil, tudo isso acontecendo no Parque do Povo. São bandeirinhas, barracas de comida, apresentações musicais, quadrilhas com centenas de participantes, muito forró e tudo mais que uma boa festa junina precisa ter.

Cabaceiras

Cabacerias

A 200 quilômetros de João Pessoa, Cabaceira já foi o cenário de grandes superproduções famosas, como “O Auto da Compadecida”. A cidade que tem como seu clima predominante o semiárido, característico do sertão paraibano. Vai uma dica? Quando passar por lá, é quase uma obrigação conhecer o Lajedo de Pai Mateus, trata-se de formações rochosas com 1,5 quilômetros quadrados, compostas por mais de 100 blocos de pedras arredondadas. E sabe o que é ainda mais lindo? O pôr do sol visto de lá.

Patos

Cidade de Patos

A cidade de Patos está localizada a 312km de João Pessoa, no centro do estado com acessos urbanos que poderão lhe levar tanto para o estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco ou Ceará. Localizada às margens do Rio Espinharas, a melhor época para conhecer a cidade se dá pelos períodos de Junho e Julho, quando a praça do coreto fica lotada de gente que vai curtir um bom forró. 

Outros pontos turísticos bastante interessantes para conhecer na cidade são: Parque Cruz da Menina, Fundação Ernani Sátiro, Matriz de Nossa Senhora da Guia, Centro Cultural Amaury de Carvalho e o Terreiro do Forró no período das Festas Juninas.

A Lavanderia 60 Minutos está ligada à Paraíba

primeira loja da Lavanderia 60 Minutos

Em 2015, a nossa primeira loja foi inaugurada no bairro dos Bancários em João Pessoa. Nós estamos conectados diretamente com o estado e com a cidade, pois é o berço da nossa história de sucesso. Hoje, são 7 anos de grandes desafios e muitos aprendizados, possuimos lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil. A previsão é que até o final de 2023 a franquia esteja com mais de 600 lojas abertas em todas as regiões do Brasil.

Por isso, hoje resolvemos não contar a nossa história, mas apresentar para vocês as belezas da Paraíba e especialmente de João Pessoa, como uma homenagem no dia do aniversário de ambas.

Depois desse post nós sabemos que vai ter muita gente querendo visitar a Paraíba e conhecer as praias de João Pessoa, a cidade de Campina Grande e Patos. Sabe o que elas têm em comum? Todas têm uma unidade da Lavanderia 60 Minutos para você conhecer e ter praticidade na hora de lavar e secar suas roupas na viagem.

Ainda não segue o nosso perfil nas redes sociais? Está perdendo muita coisa que postamos por lá, clica aqui e vem saber todas as novidades, dicas, assuntos e novas inaugurações que estamos fazendo ao redor do Brasil. Até a semana que vem, com mais conteúdo interessante para você!

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!