Novembro Azul — Vença o seu preconceito!

campanha novembro azul

O medo de um exame indolor e que dura menos de 15 segundos tem sido a causa da morte de mais de 15 mil pessoas por ano.

Aqui na Lavanderia 60 Minutos, damos bastante importância para a saúde de nossos clientes. No mês passado, abordamos a campanha Outubro Rosa e ajudamos na conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Chegamos ao mês de novembro, que também é um mês de conscientização, e estamos fortalecendo a campanha do Novembro Azul. Uma ação que destaca um assunto muito importante, mas que tem sido esquecido por conta do preconceito: o câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (o primeiro é o de pele não melanoma) e é responsável por 28,5% das mortes da população masculina que desenvolve neoplasia maligna.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. É quase do tamanho de uma castanha e localiza-se na frente do reto, abaixo da bexiga. A sua principal função é produzir a secreção prostática, que fortalece e protege os gametas masculinos junto às vesículas seminais.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a doença atinge 1 em cada 8 homens e a cada 38 minutos, um homem morre de câncer de próstata no Brasil. Só em 2020, foram diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, quase o equivalente ao estádio do Morumbi lotado. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer em 2019 foram registradas quase 16 mil mortes.

Existem fatores de risco e a idade é um deles, pois a doença é mais comum após os 50 anos. Também é preciso avaliar o histórico familiar. Se houver casos como, por exemplo, em pais, avós ou tios, é importante fazer os exames a partir dos 45 anos. A obesidade também é uma das causas do câncer de próstata. Por isso, é recomendado a prática de hábitos saudáveis para quem deseja se prevenir.

Reconheça os sintomas

  • Dor óssea;
  • Dor ao urinar;
  • Urina com sangue;
  • Urinar com frequência;
  • Prevenção e Preconceito.

O exame de toque retal e o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), identificam alterações na próstata. O PSA é um exame complementar e não consegue identificar todos os tipos de tumores na área, sendo necessário o exame do toque, que é indolor e dura cerca de 15 segundos.

Enquanto o PSA auxilia na investigação da doença, o exame do toque é ainda mais preciso. Através dele, o médico proctologista identifica alterações nas glândulas, o endurecimento da região e a presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata foram diagnosticados apenas com o exame do toque retal, através das alterações identificadas pelo médico.

Ainda há muita resistência por uma grande parcela da população masculina em fazer o exame, principalmente quando não há sintomas. Porém, a doença é assintomática em sua fase inicial. É preciso acabar com o tabu e para isso precisamos romper a barreira do preconceito, vivendo de maneira responsável e com saúde.

Existem dois fatores que impedem a ida dos homens ao médico para cuidar da saúde. No caso do exame de próstata é o preconceito, muitos têm medo do julgamento, um receio que precisa acabar.

Outro fator, é a cultura do homem não ir ao médico ou não se preocupar com a sua saúde. Cultura essa que vem cada vez mais se dissipando e sido vista como um pensamento ultrapassado. Afinal o homem moderno está preocupado com a saúde dele e de sua família, principalmente durante o período de pandemia.

novembro azul

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico precoce é fundamental para se ter um tratamento e um processo de cura mais rápido e efetivo. Após a suspeita, é necessário realizar uma biópsia prostática e, havendo a necessidade, uma ultrassonografia e/ou ressonância magnética. Caso o câncer seja confirmado, o médico avaliará o tratamento mais adequado. Podendo ser cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal.

É preciso ter hábitos saudáveis

Para se prevenir contra o câncer, também é preciso ter um estilo de vida saudável. Fortalecendo o corpo e combatendo várias outras doenças. Boas opções para isso são:

  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Estar sempre bem hidratado;
  • Normalizar o sono, pois descansar também é algo essencial.

Comer bastante gordura saturada, o tabagismo e o sedentarismo também aumentam a chance de ter a doença.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você, com possíveis dúvidas sobre o tema. Caso você seja homem, e tenha mais de 50 anos, agende quanto antes o exame com um proctologista. A sua vida vale mais do que qualquer preconceito.

Campanha Novembro Azul na Lavanderia 60 Minutos

Durante esse mês, nós fortaleceremos a campanha do Novembro Azul em toda a nossa rede de lavanderias self-service. Além disso, ajudaremos nossos clientes somando conscientização e economia: todos os nossos clientes que assinalaram gênero masculino em seu cadastro e utilizarem o cupom AZUL10, até o dia 24 de novembro, terão direito a um crédito de R$10,00 para utilizar em qualquer loja da Lavanderia 60 Minutos. Lembrando que o cupom expira após 24h da inserção no totem.

Agora é só fazer a sua parte, cuidar da saúde e economizar ao lavar as suas roupas. Procure agora mesmo a lavanderia mais próxima de você e use o cupom especial da campanha Novembro Azul.

Melhores conteúdos pra você

Inscreva-se e acesse dicas, promoções e notícias para você ficar ligado em tudo que compartilhamos por aqui

Seja um Franqueado!

Temos um negócio de sucesso esperando por você!

Venha descobrir porque a proposta da nossa franquia é uma grande oportunidade para quem deseja investir sem ter dor de cabeça com a burocracia, com altos impostos ou com funcionários e sem ocupar muito do seu tempo.

Conheça nossos diferenciais, assista ao vídeo de apresentação e entre em contato conosco. Faça parte desse mercado promissor que movimenta bilhões todos os anos!